CORPO & VOZ - ANATOMIA EXPERIENCIADA: curso online
Nosso CORPO - o instrumento da VOZ
A voz é um processo “t u d o j u n t o m i s t u r a d o”. São tantos estímulos que se unem numa ação, assim como nosso ser forma uma unidade englobando as particularidades físicas, mentais e emocionais.
Nesta sequência de 8 aulas-online até o final do ano, olharemos de perto e experienciaremos partes do nosso corpo e sistemas corporais, gerando autoconhecimento, estrutura, intimidade consigo mesmo, exploração da voz e seus timbres com segurança, relação com o espaço e integração corpo-voz. A progressão dos exercícios leva à consciência física que por sua vez promove suporte para a liberdade vocal.
Metodologia criada por Edith de Camargo a partir dos estudos de fisiologia da voz, várias técnicas vocais e de respiração, princípios do BMCˢᵐ (BodyMindCentering), filosofias de artes marciais como Aikidô e Chi Kung, e a prática de 25 anos como artista e preparadora vocal de cantores e atores.
Público alvo:
-
Profissionais em busca de conhecimento corporal relacionada à voz
-
Interessados em voz e movimento
-
Cantores / atores / movedores
Investimento:
R$50,00 aula avulsa (pix: 41/984117091)
CRONOGRAMA
Aula 1: Estruturação corporal - a partir do sistema ósseo (17/04/21)
O sistema ósseo nos proporciona apoio, movimento e locomoção. Para podermos sentir leveza, é preciso conectar-se o chão. Eixos do corpo humano e triângulo de Hellwag.
Aula 2: Diafragmas torácico, pélvico e vocal - movimentos da respiração e do som (22/05/21)
Esta aula aborda os movimentos internos das musculaturas ligadas aos diafragmas e suas conexões com a voz.
Durante a ação vocal o corpo está em constante movimento. Os diafragmas torácico e pélvico são movidos pela respiração, pelo ar que entra e sai, e o diafragma vocal além do ar pelos sons e fonemas que emitimos nas diversas alturas tonais.
Aula 3: RespirAR e vocalizAR - a partir do ciclo das percepções (26/06/21)
Pulmões, respiração externa e interna, conchas nasais e o ciclo das percepções.
A cada inspiração levamos oxigênio para as células do nosso corpo. O ciclo da respiração se completa com a respiração interna, celular, que tem seu início nos alvéolos pulmonares e continua através da circulação sanguínea, levando oxigênio para nosso corpo todo. O fluxo do ar na expiração pode se tornar voz com suas múltiplas nuances, intensidades e expressões. Voz é ar sonorizado.
Aula 4: Da boca ao ânus - a partir de padrões neuro celulares básicos pré-vertebrais (31/07/21)
Relembrando padrões pré-vertebrais para equilibrar o suporte interno, fluxo e mobilidade.
Os padrões neurocelulares básicos (PNB) dos pré-vertebrados são inscritos no nosso ser e dão suporte para nossos movimentos. Balanceamos a boca, nossa protagonista no canto e na expressão vocal, com a outra extremidade, o ânus. Uma oportunidade para entrar em contato com estados que vivemos nos primeiros meses de vida; da célula ao ser humano.
Entrar em contato com os tecidos moles proporciona fluidez no corpo e na voz, relaxa tensões musculares indesejadas e renova a vitalidade da expressão.
Aula 5: Vocalizes, gestos e movimento - a partir do coração (21/08/21)
Expressão vocal e gestual, genealogia das vogais e as camadas verbais e extra-verbais que dão profundidade à expressão. Olharemos de perto o nosso coração espiralado, e exploramos possibilidades de movimento proximal e distal, integrando espaço e interlocutores.
Aula 6: Tônus postural e vocal - a partir do padrão ceder e empurrar (18/09/21)
Liberdade pélvica e da coluna, movimento livre. O tônus dá suporte para a exploração de dinâmicas vocais e de movimento.
O tônus corporal e vocal dependem da força expressiva e da exigência acústica. A partir das ações ceder e empurrar (parte dos padrões neurocelulares básicos BMC) experimentamos tônus e expansão na tridimensionalidade corporal, espacial e vocal.
Aula 7: Órgãos e fáscias como suporte corporal e vocal (23/10/21)
Tridimensionalidade, órgãos e fáscias como possibilidade de suporte.
O corpo da voz, organicidade, transições e fluidez.
Os órgãos são o conteúdo do continente esqueleto-músculo, responsáveis pelos três aspectos vitais, a respiração, a nutrição e a eliminação. Eles nos dão o sentido do eu, do corpo completo, apoiam o tônus da presênça e dos sentimentos e dão volume aos nossos movimentos. As fáscias envolvem todos os órgãos, músculos, nervos e vasos, dão sustentação aos órgãos e conectam todo o corpo.
Aula 8: Glândulas, integração e compartilhamentos (20/11/21)
As glândulas, fadas da voz, luz e leveza. Integração e compartilhamento do estudo e aprendizado.